Pular para o conteúdo

Possibilità Psicologia

Nossos serviços

Psicoterapia infantil e adolescentes

Auxiliar as crianças e adolescentes no desenvolvimento das habilidades cognitivas, afetivas e emocionais, sociais e de aprendizagem, com foco no manejo e ampliação do repertório de comportamentos saudáveis.

Prioriza-se o desenvolvimento de estratégias para o bem-estar geral, bem como, a identificação de possíveis transtornos ou perturbações que interfiram na qualidade de vida diária das crianças e dos adolescentes.

O processo psicoterapêutico envolve intervenções que respeitam a idade de cada indivíduo, bem como, a interação nos vários contextos: a escola, as relações familiares e nos demais meios sociais. O processo psicoterapêutico com crianças é envolto em intervenções lúdicas.

O envolvimento da rede de apoio – pai, mãe, demais cuidadores, professores e quando necessário, outros profissionais, são essenciais para a efetividade do acompanhamento psicoterapêutico.

Alguns temas que envolvem a psicoterapia infantil e adolescente:

Ansiedade, depressão, fobias ou medos, comportamentos agressivos ou irritabilidade, dificuldades de interação familiar e social, dificuldades de aprendizagem, enurese e encoprese, desenvolvimento de estratégias para habilidades socioemocionais e regulação emocional, mudança nos hábitos alimentares, identificação e intervenções em caso de transtornos específicos como: transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade de separação, ansiedade geral e específicas dentre outros.

Psicoterapia para adultos

Objetiva-se fornecer suporte no enfrentamento de problemas dos diversos aspectos da vida pessoal, familiar, profissional, bem como, nas necessidades que envolvam condições de saúde clínica.

O principal foco é desenvolver o autoconhecimento, identificar as principais dificuldades em âmbito psicológico e de saúde mental que interferem no bem-estar geral, desenvolver estratégias para a regulação emocional e socioemocional, bem como, construir e ampliar repertórios saudáveis para a resolução de problemas e desenvolvimento pessoal.

Alguns temas que envolvem a psicoterapia com adultos:

Ansiedade, depressão, fobias ou medos, enfrentamento de luto, dificuldades em relacionamentos e de interação familiar, social e no trabalho, dificuldades desenvolvimento de estratégias para habilidades socioemocionais e regulação emocional, mudança nos hábitos alimentares, identificação e intervenções em caso de transtornos específicos como: transtorno de estresse pós-traumático, dentre outros.

Psicologia escolar

Os atendimentos são focados nas dificuldades relacionadas ao processo de aprendizagem em geral, foco constante na melhoria da integração ao ambiente escolar (interação com professores e colegas), desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e emocionais, orientações para criação, otimização e manutenção de hábitos de estudo, incentivo de repertórios e padrões de comportamentos que favoreçam a criatividade e a constante busca pelo equilíbrio da saúde mental e bem-estar dos estudantes.

O processo psicoterapêutico prioriza, quando necessário, o envolvimento dos professores e demais profissionais, para além da família e cuidadores, para que as intervenções tenham efetividade.

Alguns temas que envolvem a psicologia escolar:

Dificuldades de aprendizagem, regulação emocional e desenvolvimento de habilidades socioemocionais em contexto escolar, estímulos para estratégias que intensifiquem a concentração, atenção e memória e demais necessidades em âmbito escolar.

Orientação e intervenção vocacional para jovens e adultos

As intervenções vocacionais possuem o desafio de serem efetivas e atuantes no processo de construção da identidade social e profissional, em especial dos adolescentes que estão em fase de desenvolver os conhecimentos, as atitudes, as habilidades e as capacidades que as transições escolares /escolha de carreira ou curso e o próprio mercado de trabalho exigem.

As intervenções vocacionais intencionam ainda auxiliar os adultos que, por consequência da perda de emprego ou pelo desejo de mudar o rumo da carreira, precisam estabelecer e planejar as novas metas e objetivos, bem como, desenvolver habilidades e estratégias para a redefinição das novas escolhas e adaptação as mudanças.

O objetivo recai em estimular o conhecimento e busca de informações para explorar as opções que sejam mais adequadas às especificidades de cada individuo e aos diferentes contextos de vida. Outro aspecto importante é desenvolver as habilidades de planejamento de ações e eventos futuros, para que, como consequência, se consiga identificar, antecipar, e resolver problemas para tomada de decisão.

Além disso, busca-se identificar e intervir nas principais dificuldades e nas diferentes fontes de indecisão para que a escolha acadêmica ou profissional seja um processo produtivo no qual se consiga fortalecer o bem-estar psicológico e articulá-lo com o desenvolvimento de carreira, bem como, com as outras tarefas e papéis dos diferentes contextos de vida.

Orientação parental

Auxiliar os pais a ter um olhar mais aprofundado sobre aspectos do desenvolvimento dos filhos, com o objetivo de solucionar conflitos e prevenir situações que levem ao desgaste nas relações familiares, e favorecer, assim uma educação mais amorosa e eficiente.

Psicologia clínica direcionado ao imigrante

Disponibiliza atendimentos às pessoas que estão ou que planejam enfrentar um processo de imigração. Objetiva ampliar o fortalecimento emocional e a adaptabilidade aos mais diferentes contextos sociais e ambientais, de modo a minimizar os impactos e sofrimentos ocasionados pelas mudanças inerentes ao processo de imigração.

Psicologia do desporto e do exercício

Objetiva-se a compreender o repertório e padrão comportamental e processos cognitivos (emoções e pensamentos) de indivíduos que estejam envolvidos na prática do desporto e do exercício físico. O objetivo é desenvolver intervenções que possam auxiliar no equilíbrio emocional e físico para a prática do desporto para o atleta amador ou de alto rendimento em despostos individuais e em grupo, ou ainda, ao otimizar o bem-estar do atleta ou dos indivíduos que praticam exercícios físicos.

As intervenções são realizadas de forma personalizada a considerar as especificidades dos diferentes tipos de desporto, os conhecimentos relativos ao treino e potencial físico, técnico e tático e as demandas de cada indivíduo e a sua relação com a prática do desporto ou do exercício físico. Quando necessário, são elaboradas em conjunto com a equipe técnica e demais profissionais envolvidos com o atleta.

Alguns temas que envolvem a psicologia do desporto e do exercício:

Ansiedade de desempenho, ansiedade pré-competitiva e pós-competitiva, gestão de resultados (positivos e negativos), desenvolvimento de competências cognitivas, emocionais e comportamentais para potencializar os treinos e gerir o desempenho e performance nas competições, e ainda, gestão do fim ou abandono da carreira. Além disso, as intervenções são elaboradas com foco em aspectos cognitivos e comportamentais que envolvem a atenção, a motivação, a disciplina e a autoeficácia desportiva.

Avaliação psicológica

É um processo que objetiva produzir hipóteses diagnósticas, sobre o funcionamento intelectual, sobre as características da personalidade, sobre a aptidão para desempenhar uma ou um conjunto de tarefas, dentre outras possibilidades. Esse processo envolve a coleta de informações por meio de entrevistas, observação comportamental e uso de instrumentos ou escalas psicológicas a fim de elaborar um parecer ou laudo psicológico contendo as hipóteses diagnósticas com ênfase no contexto clínico, escolar e ou desportivo.

Quando necessário, o processo de avaliação psicológica envolve o trabalho conjunto com outros profissionais como médicos, professores, pedagogos e treinadores.

Supervisão clínica

Direcionada a psicólogos que estão a iniciar a prática clínica. O objetivo é desenvolver e potencializar as habilidades para o manejo clínico prático e teórico e trabalhar com aspectos como a ansiedade, expectativa e frustração no direcionamento dos atendimentos psicológicos e interação com o paciente /cliente.

A supervisão clínica implica no acompanhamento de casos clínicos trazidos pelo supervisionando que estão em andamento com enfoque teórico da Terapia cognitivo-comportamental e Terapia Analítico-comportamental.

Quer receber artigos relacionados às temáticas de nossa atuação?
Subscreva-se abaixo.

Entre em contato

Vamos criar e evidenciar possibilidades juntos?

Fique à vontade para interagir conosco.

Preencha o formulário ao lado ou nos envie um e-mail: info@possibilitapsicologia.com

Em breve responderemos ao seu contato.